segunda-feira, 30 de março de 2009

NARRAÇÃO E OS ELEMENTOS DA NARRATIVA -





A narração é um modo de organização de texto cujo conteúdo está vinculado, em geral, às ações ou aos acontecimentos contados por um narrador. Para construir esse texto, é preciso explorar os elementos da narrativa.

PERSONAGEM – a palavra personagem deriva do vocábulo latino persona, que significa “máscara” (no teatro greco-latino os atores utilizavam máscaras para representar os personagens que interpretavam). O personagem da narrativa pode ser uma pessoa com características reais ou imaginárias, ou pode ser , ainda, a personificação de animais, idéias, forças da natureza. Quanto à sua importância na trama os personagens podem ser principais ou secundários.
O personagem principal de uma narrativa é chamado de protagonista (principal ator) e, dependendo do escritor e do estilo de época, pode ser apresentado de maneira mais idealizada ou mais próxima ao real. O protagonista, normalmente, vai se defrontar com o antagonista – o que luta contra algo ou alguém. Observe que as palavras protagonista/antagonista já denunciam, em sua significação, o conflito.

NARRADOR - O narrador é elemento fundamental para o sucesso do texto, pois esse é o dono da voz, o que conta os fatos e seu desenvolvimento. Atua como intermediário entre a ação narrada e o leitor.
O narrador assume uma posição em relação ao fato narrado (foco narrativo), o seu ponto de vista constitui a perspectiva a partir da qual o narrador conta a história.

Foco narrativo - É a perspectiva através da qual o narrador relata os acontecimentos da narrativa.Podemos afirmar que é, ao lado do enredo, a principal definição que o autor faz antes de iniciar a narração (O autor precisa definir, antes de começar a escrever a história, que tipo de narrador terá o texto).

Foco narrativo de 3ª pessoa: o narrador não participa ativamente dos acontecimentos. Nas narrativas em 3ª pessoa, o narrador pode ser onisciente ou observador.
- o narrador onisciente conhece toda a história que relata e até os pensamentos dos personagens envolvidos na história;
- o narrador observador não conhece toda a história, apenas relata os fatos à medida que eles vão acontecendo; não pode, portanto, fazer antecipações, nem variações no relato da história.

Foco narrativo de 1ª pessoa: entra em cena o narrador-personagem. Nas narrativas em 1ª pessoa, a história é contada a partir do ponto de vista do narrador e, assim, fica condicionada à visão que ele tem da trama. (Como o narrador está envolvido nas ações relatadas, poderá contar a história conforme sua compreensão dos fatos – o que pode comprometer a história)

ENREDO - é a própria estrutura narrativa, os seja, o desenrolar dos fatos, dos acontecimentos. Como o próprio nome indica, enredar significa “tecer, entrelaçar os fatos”. O enredo pode ser organizado (a história pode começar a ser contada de várias maneiras). Observe, a seguir, a organização mais comum:
• situação inicial – personagens e espaço são apresentados
• quebra da situação inicial- um acontecimento modifica a situação apresentada
• estabelecimento de um conflito- surge uma situação a ser resolvida, que quebra a estabilidade de personagens e acontecimentos.
• Desenvolvimento- busca da solução do conflito
• Clímax- ponto de maior tensão na narrativa
• Epílogo- solução do conflito. Note-se que essa solução não significa um final feliz.


ESPAÇO - ´É o lugar onde decorre a ação do enredo, onde se movimentam os personagens. Geralmente, a apresentação do espaço é marcada por seqüências descritivas no meio da narrativa (pois o autor precisar descrever, caracterizar o ambiente para o leitor)

TEMPO - O tempo em uma narrativa é o “marco temporal” das ações que estão sendo contadas. É a indicação de quando essas ações aconteceram. As narrativas podem basear-se num tempo cronológico, ou seja, aquele medido ora pela natureza (a passagem do dia para a noite), ora por mecanismos de medição temporal (como o relógio ou a divisão em anos, meses, semanas, etc.) Mas também podemos observar o tempo psicológico, que é aquele que não se pode medir de uma forma racional, pois se trata de um tempo que pertence ao mundo interior do personagem. O tempo psicológico é marcado pelas sensações vivenciadas pelo personagem em relação a um determinado momento temporal: um minuto pode ter uma duração de dez anos ou, ao contrário, dez anos podem ter a duração de um minuto.

2 comentários: