sexta-feira, 19 de junho de 2009

SEGUNDA GERAÇÃO


Também conhecida como Byroniana e Ultra-Romantismo, recebeu a denominação de mal do século pela sua característica de abordar temas obscuros como a morte, amores impossíveis e a escuridão.
A poesia ultrarromântica ou mal -do – século é aquela em que as características românticas se encontram mais exacerbadas, notadamente o pessimismo, a morbidez, a melancolia, o tédio, o escapismo e o excesso de subjetividade. Ela pode também ser chamada de Byroniana graças à influência marcante que Lord Byron exerceu sobre essa geração. O Byronismo foi um fenômeno de moda literária que atingiu várias literaturas da Europa e das Américas na época do Romantismo. No Brasil, a fase byroniana de nosso Romantismo, concentrou-se mais em São Paulo, entre os jovens poetas que cursavam a Academia de Direito, sobre os quais reinava o talentoso Álvares de Azevedo, considerado o expoente máximo do byronismo brasileiro.
O poeta inglês Byron é criador de personagens sonhadores e aventureiros, que desafiavam as convenções morais e religiosas da sociedade burguesa e, com sua vida agitada, foi, ele mesmo, um típico heroi romântico.
Na imaginação de seus leitores,a figura de Byron confundia-se com a de seus herois: orgulhoso, irreverente, melancólico, misterioso, conquistador – todos esses adjetivos eram usados para descrevê-lo e uma aura de mito foi sendo criada em torno de seu nome, gerando imitadores e admiradores por toda a parte.

Principais autores:
Junqueira Freire
Casimiro de Abreu
Álvares de Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário